AGRESTE MALVAROSA
a casa do amok

release
malvarosa
ficha técnica
imprensa
fotos

 
 
Agreste

Em março de 2009, recebemos o convite da atriz Millene Ramalho para dirigir o espetáculo Agreste Malvarosa, de Newton Moreno. A proposta para este projeto independente, era de abordar o trabalho e o dia a dia dos ensaios tal como acontece no Amok, aceitando os desafios de um processo mais longo e mais arriscado, tomando ao pé da letra a proposta de Jacques Copeau: “Diante de uma nova obra teatral, não nos perguntamos o que vamos fazer com ela, mas o que ela fará de nós".

O texto de Newton Moreno foi desafiador ao propor, simplesmente, contar uma história. No Agreste tudo está na memória daquelas que contam. Lembrar, reviver e compartilhar... É a raiz do teatro.

Nossa primeira viagem foi ao país interior desses personagens carregados de humanidade. Num primeiro momento, não nos preocupamos com o sertão do mundo real. Avançamos como exploradores de terras desconhecidas e pouco a pouco, fomos nos aproximando do sertão brasileiro, da literatura de cordel, do sol, da fé e da música nordestina que traduz tão fortemente a devoção e a memória do seu povo. Foi um percurso com muitos desafios, um verdadeiro encontro, uma travessia, juntos, pelo Agreste.

Agreste Malvarosa estreou no Rio de Janeiro em 2010.

Ana Teixeira e Stephane Brodt

...Nós vamos falar de um lavrador do nordeste do pais... um homem honesto e forte. De pele marcada, não da para saber a idade. Sua cultura era o sol, sua familia era o sol..."
-
Newton Moreno

 

 

 
Português English Francais