O CARRASCO
a casa do amok

release
ficha técnica
fotos
imprensa

 
 
Agreste

O Carrasco é uma criação do Amok Teatro inspirada no romance homônimo do escritor sueco Pär Lagerkvist. O livro foi o ponto de partida de um percurso que nos levou a abordar diferentes autores e a compor uma peça baseada em obras do próprio Lagerkvist, Ingmar Bergman e Jean Genet.

Oscilando de um passado remoto aos tempos atuais, na ambivalência entre o Bem e o Mal, o espetáculo se divide em quatro quadros independentes apoiados na presença do Carrasco. Provocado ou exaltado, esse personagem solitário, sobre o qual pesa o sangue dos milênios, é perseguido por seus tormentos. Sua reação é um mergulho na questão central da obra de Lagerkvist: qual o sentido da vida se, quando interrogamos, Deus não responde?

O espetáculo estreou em 2001 e recebeu o prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro de melhor espetáculo, além das indicações de melhor direção para Ana Teixeira e categoria especial para Stephane Brodt pela maquiagem e figurino.

No prêmio Shell de Teatro, recebeu as indicações de melhor atriz para Renata Collaço e categoria especial para a maquiagem de Stephane Brodt.

"Pesa sobre mim o sangue dos milênios. Gritam em mim, vozes que ninguém nunca imaginou.”
-
Pär Lagerkvist 

 
Português English Francais