O DRAGÃO
a casa do amok

release
ficha técnica
fotos
imprensa
vídeos
trilogia da guerra
olhar crítico
catálogo

 
 
Agreste

O espetáculo O Dragão é uma criação sobre o tema da guerra, a partir de fatos e depoimentos reais. A pesquisa inicial nos levou a diversas regiões, até chegarmos ao trágico conflito entre israelenses e palestinos. Neste pequeno território no coração do Oriente Médio é travada uma guerra que se tornou emblemática de muitas outras. 

Através do olhar de quatro personagens - dois palestinos e dois israelenses - abordamos a intimidade da dor infligida pela guerra. Quisemos quebrar a visão distanciada da mídia e da análise dos especialistas, que nos apresentam os fatos, para fazer surgir personagens. Interrogar a realidade através do que eles vêem e sentem, fazendo ouvir as vozes que pouco escutamos.

Propusemos olhar esta complexa situação entre israelenses e palestinos, sem nenhuma hierarquia, nenhuma classificação. O que colocamos em jogo são testemunhos de destinos confiscados pelo horror. Procuramos revelar o interior das pessoas nesta experiência comum da dor, onde as diferenças não separam mais, mas simplesmente nos distingue e religa.

O Dragão é um espetáculo sobre o diálogo e a paz; sobre a possibilidade de encontrar atrás da crueldade e da violência uma real humanidade.

O espetáculo estreou em 2008 e foi eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores espetáculos do ano. Recebeu o Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro/2008 e foi indicado ao prêmio Quem de melhor ator para Stephane Brodt e melhor atriz para Fabianna de Mello e Souza.

"Dois sonhos podem se mover livremente sob um mesmo céu?"
-
Mahmoud Darwich

 

 
Português English Francais