O Carrasco

O Carrasco Ã© uma criação inspirada no romance homônimo do escritor sueco Pär Lagerkvist. O livro foi o ponto de partida de um percurso que abordou diferentes autores e levou o Amok Teatro a compor uma peça baseada em obras do próprio Lagerkvist, Ingmar Bergman, Akira Kurosawa e Jean Genet.

Oscilando de um passado remoto aos tempos atuais, na ambivalência entre o Bem e o Mal, o espetáculo se divide em quatro quadros independentes apoiados na presença do Carrasco. Provocado ou exaltado, esse personagem solitário, sobre o qual pesa o sangue dos milênios, é perseguido por seus tormentos.

O espetáculo estreou em 2001 e recebeu o prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro de melhor espetáculo, além das indicações de melhor direção para Ana Teixeira e na categoria especial para Stephane Brodt pela maquiagem e figurino. No prêmio Shell de Teatro, recebeu as indicações de melhor atriz para Renata Collaço e prêmio especial para Stephane Brodt pela maquiagem. Foi selecionado entre os “Melhores do Ano” do jornal O Globo.

 

"Pesa sobre mim o sangue dos milênios. Gritam em mim, vozes que ninguém nunca imaginou.”

Pär Lagerkvist



GALERIA




FICHA TÉCNICA

Texto Ana Teixeira e Stephane Brodt | A partir de textos de Pär Lagerkvist, Ingmar Bergman e Jean Genet
Direção Ana Teixeira
Elenco
- Jericó, O juiz, O General Stephane Brodt
- A Comandante, A Ladra, A Morte Renata Collaço
- O Carrasco Marcus Pina
Cenário Ana Teixeira
Figurinos, maquiagem e concepção de luz Stephane Brodt
Luz (realização) Binho Schaefer
Cenotécnico Gino Pate
Projeto gráfico Paulo Lima
Produção André Schmidt




IMPRENSA








VOLTAR