Os Cadernos de Kindzu

Os Cadernos de Kindzu tem como ponto de partida a obra Terra Sonambula do escritor moçambicano Mia Couto. O Amok Teatro mergulha nos doze cadernos que compõem o diário de Kindzu e trilha a via das narrativas, estabelecendo com o texto um diálogo criativo. Ao longo desse processo, uma nova narrativa se construiu, porém sem se afastar da escrita de Mia Couto, da sua riqueza poética e de suas imagens ancoradas na cultura oral africana. Passando do conto à ação e da palavra ao canto, o espetáculo propõe uma incursão na guerra de independência do Moçambique para explorar a natureza humana e a necessidade de reconstruir a vida e a memória.

O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu, que para fugir das atrocidades de uma guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem iniciática. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

Os Cadernos de Kindzu estreou no Rio de Janeiro e recebeu o 8º Prêmio Válvula de Escape/Olhares da Cena de Porto Alegre de melhor ator (Thiago Catarino) e melhor atriz coadjuvante (Graciana Valladares), além das indicações aos Prêmios Shell de direção (Ana Teixeira e Stephane Brodt), ator (Thiago Catarino), música (Stephane Brodt e elenco), Prêmio Cesgranrio de melhor direção e melhor espetáculo, Prêmio Botequim Cultural de melhor espetáculo, atriz (Graciana Valladares), atriz coadjuvante (Luciana Lopes), autor (Ana Teixeira e Stpehane Brodt pela adaptação do texto), Prêmio APTR de melhor atriz coadjuvante (Luciana Lopes), melhor ator coadjuvante (Gustavo Damasceno e Stephane Brodt) e melhor música, Prêmio Aplauso Brasil de direção (Ana Teixeira e Stephane Brodt), figurino (Ana Teixeira e Stephane Brodt) e melhor trilha original (Graciana Valladares, Gustavo Damasceno, Luciana Lopes, Sérgio Loureiro, Thiago Catarino, Vanessa Dias e Stephane Brodt).

 

“É bom assim: ensinar alguém a sonhar... não sabes filho, enquanto os homens dormem, a terra anda a procurar dentro de cada pessoa, anda a juntar os sonhos. Faz conta ela é uma costureira de sonhos. Aprendi muito da terra. É o que tu deverias fazer.”

Mia Couto



GALERIA




FICHA TÉCNICA

Texto Mia Couto

Adaptação Ana Teixeira e Stephane Brodt (a partir da obra “Terra Sonâmbula”)

Direção, Cenário e Figurino Ana Teixeira e Stéphane Brodt

Assitente de direção Sandra Alencar

Elenco

-Farida Graciana Valladares

-Romão Pinto, Anão Gustavo Damasceno

-Mãe, Tia Euzinha, Juliana Luciana Lopes | Tatiana Tibúrcio

-Taimo, Quintinho Sergio Ricardo Loureiro

-Surendra Stephane Brodt

-Kindzu Thiago Catarino

-Assma, Anão, D. Virgínia Vanessa Dias

Luz Renato Machado

Direção musical Stéphane Brodt

Música (Criação e Interpretação) Os atores

CenotécnicoBeto de Almeida

Costureira Maria das Graças Valladares de Souza

Produção Amok Teatro e Eureka Ideias/Sonia Dantas




IMPRENSA








VOLTAR