Conduzida pela diretora Ana Teixeira, a oficina propõe uma imersão na técnica de Etienne Decroux e sua confrontação à improvisação, às práticas vocais relacionadas ao estudo das "glossolalias" e ao "atletismo afetivo" de Antonin Artaud.
A técnica do Decroux visa o conhecimento completo dos órgãos de expressão do corpo humano, o controle das articulações, do ritmo e das tensões musculares. É uma prática de decomposição e recomposição do corpo e da voz, para que os atores tomem consciência de suas possibilidades expressivas e se liberte dos automatismos que condicionam seu movimento e seu gesto. A oficina oferece ferramentas concretas para que o ator desenvolva sua plasticidade, seu vocabulário expressivo e sua capacidade de produzir e controlar energia.
O estudo comporta: técnica corporal e vocal, atletismo afetivo, repertório (estudo de peças e figuras) e improvisação.
Esse método de trabalho nasce da fricção entre esses dois grandes homens de teatro do século XX, duas pessoas visionárias, da mesma geração, que trabalharam juntos e que, apesar das diferenças, tem em comum a busca pioneira por um teatro do refazer do corpo.